top of page

Sobre viver a ruína

Curadoria do 6º Projeto Permanente de Desenvolvimento e Experimentação em Artes Visuais (PPDEAV) do SESC Paço da Liberdade

SOBRE:


"Sobre viver a ruína" é resultado da sexta edição do Projeto Permanente de Desenvolvimento e Experimentação em Artes Visuais (PPDEAV) do SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, PR. Em cartaz de abril a junho de 2025, participaram da exposição os artistas Aline Moraes, Amanda Sanches, Giovana Tartas, Heloisa Panuci, João Konno, Laura Bortolozzo, Livia Deboni, Maira Heringer e Natália Bellos.


Durante oito meses, semanalmente, nos reunimos em encontros de pesquisa e experimentação de processos, que culminaram na exposição. Nas investigações com diferentes materiais, como gordura, parafina, cerâmica, concreto, pintura e objetos deslocados, os artistas propõem obras que permeiam temas com a experimentação do corpo, em sua multiplicidade de sentidos e representações. A experiência do habitar também permeia as obras, conectando o corpo a territórios de pertencimento e rejeição.


A ruína, enquanto metáfora de nosso tempo, é explorada por meio da reflexão sobre como gestos artísticos contemporâneos podem desafiar estruturas dominantes e subverter modelos de pensamento, criando narrativas que enfrentem as urgências do presente. Os trabalhos reunidos criam fissuras por onde atravessar para produzir novas imagens. E enquanto ambiente de desestabilização, propõe um convite à imaginação, essa entendida como prática de alteridade que enriquece a existência, expande sentidos, torna habitável o inabitável do mundo, e refloresta o imaginário.


Declinada da curadoria, o espaço expositivo apresenta uma instalação de mediação com o público, intitulada “Imaginar para pertencer”. Nela, os visitantes puderam exercitar a imaginação ao relacionarem-se com os trabalhos de forma lúdica e criativa, como uma forma de ativar coletivamente um imaginário da mostra.


Nessa jornada de mergulho coletivo, tivemos ainda o prazer de ter interlocução com o artista e orientador de atividades de artes visuais, William Wagner, e a artista, curadora e pesquisadora, Mônica Hoff.


O Projeto Permanente de Desenvolvimento e Experimentação em Artes Visuais (PPDEAV), um projeto que vem formado artistas e curadores nos últimos anos como um catalisador de práticas artísticas, curatoriais e educativas, possibilitando a investigação e criação de modelos não consolidados de exposições.



bottom of page