
Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies
Curadoria coletiva do II Programa Público do Museu Paranaense
“Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies” foi a segunda edição do Programa Público do Museu Paranaense (MUPA), um projeto experimental, gratuito e bienal que, em 2024, aconteceu entre os meses de maio e agosto.
A partir de uma série de ações artísticas, educativas e culturais, o público foi convidado a se aproximar dos debates, trânsitos e manifestações associados ao corpo ― humano, não humano, orgânico, inorgânico ― como materialidade portadora e geradora de linguagens transversais.
Por meio de mais de 60 ações, como mesas de conversa, performances, oficinas e exibições, o tema foi abordado de forma interdisciplinar por convidados de múltiplas partes do Brasil e do mundo. Participaram artistas, pesquisadores, professores, arquitetos, escritores e detentores de saberes e fazeres tradicionais, como Lenora de Barros, Valentina Tong, Glicéria Tupinambá, Lia D Castro, Stefanie Egedy, Jonathas de Andrade, Leda Maria Martins, Rosane Borges, Guilherme Wisnik, José Miguel Wisnik e Débora Diniz. Essas escolhas foram feitas a partir de uma curadoria coletiva entre os núcleos técnicos e de pesquisa do MUPA.



















